segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Alimentação e Suplementação Pré treino


 Alimento ou suplemento? Qual escolher? Que horas comer? Qual deve ser a quantidade?
Existem várias dúvidas sobre este assunto, e na verdade não existe uma única resposta. Depende do seu objetivo, depende da sua rotina de treino, do seu tempo disponível para preparar as refeições, enfim, uma série de fatores que são considerados para se montar uma dieta individualizada.


A refeição pré-exercício tem como objetivo fazer com que o praticante não se sinta fadigado e tenha um bom desempenho durante a atividade. Para todos os tipos de treinos: aeróbico (corrida, ciclismo, luta) ou de força (musculação), a sugestão é investir em alimentos que são fontes de carboidrato.
O indicado e mais correto, é consumir carboidratos complexos, pois demoram a ser ingeridos e assim evitam a queda de níveis glicêmicos. Aposte nos pães integrais, arroz integral, batata doce, salada de frutas, iogurte ou açaí acompanhados de grãos (linhaça dourada, granola, aveia ou quinoa real). Se o dia estiver muito corrido, aposte no isotônico, no caso de corridas, e em um shake de proteínas - no caso de musculação.


Para a suplementação, os mais indicados no pré-treino são:


Multivitamínicos: o consumo de um multivitamínico pela manhã ou antes do treino é excelente para a manutenção de um bom funcionamento do organismo. O nosso corpo necessita de vitaminas e minerais para praticamente todos os movimentos básicos. Os multivitamínicos ajudam na digestão dos alimentos, fornecem energia para os músculos trabalhados durante as atividades físicas e auxiliam na recuperação muscular. Sem as vitaminas e minerais adequados, essas funções básicas do corpo não encontram espaço para agir.
Guaraná: suprimindo o apetite e convertendo gordura em energia, vai ajudar na redução da “banha” corporal. Além disso, contém cafeína, que tem o poder de estimular o sistema nervoso central e o metabolismo.
BCAA: estudos comprovaram que o uso de suplementos de BCAA antes e durante os treinos melhora consideravelmente as respostas fisiológicas e psicológicas aos exercícios.
Ácidos Graxos Essenciais: necessários para manter os níveis de testosterona e de energia em alta. São fundamentais para absorção de vitaminas lipossolúveis e dão saciedade durante o treino.
NO2: faz com que os vasos sanguíneos se dilatem e levem mais oxigênio e nutrientes para o músculo. Também faz com que o inchaço muscular permaneça mesmo após o término do exercício, dando um aspecto permanente de dureza nos músculos.
Termogênicos: esse o pessoal adora, não é mesmo?! Estimulam o corpo, aumentam os níveis de energia, além de queimar gordura. São excelentes antes dos treinos aeróbicos.

A quantidade e horário a ser tomado vai depender do objetivo da dieta: ganho de massa ou definição muscular. Assim como do seu organismo. Eu por exemplo tenho que comer pelo menos 40 minutos antes do exercício  pois se comer com intervalo muito curto, mesmo fazendo a alimentação correta, não consigo fazer os exercícios de abdômen  e alguns de chão, devido ao refluxo.


Mas em qualquer tipo de dieta se deve fazer uma alimentação correta no  pré treino, pois assim seu corpo tem energia para o treino e preserva sua massa magra para não ser usada como fonte de energia.


Procure um nutricionista para indicar os alimentos ou suplementos que mais se encaixam ao seu tipo de reeducação alimentar.

Bjus e até a próxima... J

Nenhum comentário:

Postar um comentário